Notícias
Nova política de qualidade do ensino de Pós-Graduação na UFPB é aprovada pelo Consepe
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, na última quarta-feira (19), uma resolução que regulamenta a política de qualidade do ensino nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A reunião do Consepe foi presidida pela Vice-Reitora Mônica Nóbrega – representando a Reitora Terezinha Domiciano –, na presença do coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), professor Marcelo Sitcovsky, do Pró-Reitor de Pós-Graduação (PRPG) Evandro Leite, e dos demais conselheiros do órgão.
Antes de seguir para apreciação do Conselho, onde foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, a nova política de qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFPB já tinha sido discutida no primeiro Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação de 2025, que ocorreu no último dia 30 de janeiro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), reunindo 69 representantes dos programas da universidade.
Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Evandro Leite, o instrumento visa estimular ações internas nos programas de Pós-Graduação da UFPB, auxiliando na elaboração dos planos de ação quadrienais por meio de autoavaliação e planejamento, alinhando atividades à missão da Universidade.
“A Resolução ainda prevê que a gestão superior da UFPB deve lançar chamadas e editais específicos que apoiem as ações internas dos Programas de Pós-graduação, como forma de suporte ao desenvolvimento de seus planos de ação quadrienal”, disse o Pró-Reitor.
Outra pauta de destaque apreciada na referida reunião do Consepe foi a aprovação dos calendários acadêmicos para os períodos letivos 2025.1 e 2025.2, que foram publicados nesta sexta-feira (21), na página da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).
***
Texto: Milena Dantas
Foto: Milena Dantas
Ascom/UFPB