Notícias
Projeto de Extensão da UFPB convida o público para o lançamento do filme "Caminhos de Cedro”
O projeto de extensão ‘Revitalizando o Caminho de Roma de Padre Ibiapina’, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), convida o público para a estreia do curta documental intitulado “Caminhos de Cedro”, na próxima quarta-feira (19), no Brejo Paraibano às 02:40 da manhã, em frente à Igreja Matriz de Solânea. A cidade começa a se preparar para a romaria que sai, pontualmente, às 03:30 em direção ao distrito de Santa Fé.
A expectativa é grande entre os romeiros, que se reúnem na concentração antes da partida. A chegada ao Santuário está prevista para às 07:00. Durante a espera, o filme será exibido para os participantes, reforçando o espírito de fé e devoção que marca o evento.
A ação trabalha no resgate da memória do sacerdote e inspirou a realização do ‘Caminhos de Cedro’, um curta-metragem sobre o circuito de peregrinação. Em 2023, surgiu a oportunidade de documentar o circuito de peregrinação através do curta-metragem Caminhos de Cedro, graças à inscrição do projeto em um edital da Lei Paulo Gustavo (LPG). A produção também contou com o apoio logístico das prefeituras da região e de empresas locais, que auxiliaram com transporte e alimentação para a equipe de filmagem.
O roteirista, André Queiroga, afirma que o filme busca mostrar a fé e devoção popular por meio da penitência e da peregrinação dos devotos do Padre Ibiapina, bem como apresentar um pouco da história de uma personalidade tão importante para a história Paraibana.
“O trabalho foi feito com muito carinho e com certeza emocionará as pessoas e fará com que tantas outras conheçam o servo de Deus, Padre Ibiapina, e um pouco de sua história. Ainda queremos incentivar as pessoas a fazerem a peregrinação que liga o santuário de frei Damião em Guarabira ao Santuário de Padre Ibiapina em Santa Fé e sinalizar para os Gestores Públicos e Empresários locais do potencial do Turismo Religioso nos moldes de Santiago de Compostela, e onde todo o Estado precisa se envolver na causa de sua canonização, não somente a diocese de Guarabira, mas todo o Estado da Paraíba”, comentou Queiroga.
Mais informações sobre o curta documental, acesse.
*O filme ‘Caminhos de Cedro’ foi produzido com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo. A produção foi selecionada através de edital da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.