Notícias
UFPB e Atlética Independente sediam etapa do Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Atlética Independente, sedia a II etapa do Circuito Paraibano de Xadrez, promovido pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX). O evento marca o reconhecimento da FPBX e da Atlética Independente ao crescimento dos jogadores universitários e o convite de conhecer o ambiente de práticas do Xadrez da UFPB.
Visando a participação esportiva e ampliação do xadrez no ambiente universitário e externo, a Atlética Independente, em parceria com a FPBX e a UFPB, integrou o circuito do ano de 2025 na II Etapa - UFPB Atlética Independente, com data marcada respectivamente para o dia 18/04 (Torneio Blitz de 3 minutos) e 19/04 (Torneio Rápido válido pelo circuito paraibano).
Para os interessados, a inscrição será feita através do contato no Whatsapp ou pelo Instagram da Atlética Independente, que dará o direcionamento do processo. E devem estar atentos à taxa de inscrição no valor de R$35,00 para cada modalidade. Se o jogador optar por jogar os dois ritmos do torneio, a inscrição sairá no valor de R$60,00. O evento será na Reitoria da UFPB, no dia 18, terá início a partir das 15h, já no dia 19, terá início às 9h. O torneio terá 50% de desconto na inscrição para estudantes de escolas públicas ou municipais.
As práticas do Xadrez na UFPB vem crescendo. Um exemplo disso é o projeto de extensão “XADE UFPB”, que promove práticas diárias do esporte na Biblioteca Central da UFPB. Outros exemplos contam com a posição expressiva de 5° lugar da equipe “UFPB Acelerados” no III Jogos Abertos da Paraíba, o qual contou com 26 equipes e 124 jogadores dos estados de PB, PE, RN e AL. Além disso, a 6° colocação geral no Circuito Paraibano de 2024 de Heitor Augustu Guedes Gomes, Diretor de Xadrez da Atlética Independente, extensionista do XADE-UFPB e aluno do curso de Relações Internacionais, e a vitória de Samuel de Lima Silva, extensionista do XADE e graduando do curso de Psicologia da UFPB, que se sagrou campeão da I Etapa do Circuito Paraibano de 2025, realizado na UNIESP e disputada por 90 jogadores da região Nordeste.
Mais informações sobre o evento e inscrições, acesse.