Notícias
UFPB promove evento sobre o resgate de línguas originárias
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o evento Plantando uma Escola Viva Potiguara, no dia 21 de fevereiro, nos Campi I e IV da instituição. Organizado pelo Instituto Serapilheira e pelo Coletivo Selvagem, o evento visa promover o resgate e a valorização das línguas originárias, com foco na língua tupi do povo Potiguara, e na troca de saberes sobre as concepções indígenas de ecossistemas, território, ciência e bem-viver.
As rodas de conversa serão realizadas em dois horários distintos. No Campus I, o encontro acontecerá no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a partir das 14h30. Já no Campus IV, o evento começará às 9h00, no Hall da Central de Aulas do Centro de Ciências Aplicadas e Educação(CCAE).
O objetivo do evento é fortalecer os sistemas de conhecimento dos povos indígenas, e conta com a coordenação de Cristine Takuá e articulação do Coletivo Selvagem. Participam da roda de conversa nomes como Rafael Raimundo, professor do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA) da UFPB, Ezequiel Maria, professor de Tupi-Potiguara, além de Victor Cruz da Fiocruz Serrapilheira, Carlos Papá e Cristine Takuá da Escola Viva, e as representantes do Coletivo Selvagem, Anna Dantes e Alice Farias.
Este evento faz parte do movimento de valorização das culturas indígenas e do incentivo ao reconhecimento das suas práticas e saberes ancestrais, destacando a importância do resgate de línguas e tradições que resistem ao tempo.
Link para inscrição no evento: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/escola-viva