Notícias
I Fórum Paraibano de Física (I FPBF): mapeando demandas contemporâneas dos cursos de licenciatura em Física na Paraíba
SOBRE O EVENTO
O Fórum Paraibano de Física será um evento híbrido que visa debater a situação dos cursos de licenciatura em Física na Paraíba, a partir das seguintes perspectivas:
1) interações com a rede pública estadual de ensino, com seus professores e gestores;
2) reflexões sobre as aproximações e os distanciamentos com os cursos de bacharelado e as pesquisas em Física e no Ensino de Física;
3) diálogos com segmentos acadêmicos e cenários de desenvolvimento tecnocientífico na Paraíba, levando-se em conta a instalação local de usinas eólicas e fazendas solares, assim como a construção e a operação do radiotelescópio Bingo.
Algumas questões nos motivam a apresentar esta proposta: Qual o público de nossas licenciaturas? Qual é a diversidade de gênero e étnico-racial nas licenciaturas? Quais são as linhas de pesquisa em Ensino de Física existentes na Paraíba e as questões que são investigadas? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de Física que atuam na educação básica e como elas devem ser abordadas nos cursos de licenciatura? O que tem sido feito e/ou pode ser implementado em relação à formação continuada de professores e à motivação dos alunos para o estudo da Física?
RODAS DE CONVERSAS
Ao realizar sua inscrição no I Fórum Paraibano de Física, os(as) participantes da RODAS DE CONVERSAS terão a opção de submeterem breves resumos de trabalho OU sugestões de assuntos que gostariam de debater e breve comentário sobre os mesmos. Em ambos os casos, devem ser contempladas os EIXOS TEMÁTICOS do evento. As participações, nas RODAS DE CONVERSAS, serão apenas orais e baseadas nos resumos e sugestões de assuntos submetidos. Não será disponibilizado nenhum tipo de equipamento de mídia para apresentações visuais.
EIXOS TEMÁTICOS
1) Experiências em extensão na Universidade e na Escola.
2) Experiências em sala de aula: PIBID, Residência Pedagógica, Estágio, PROLICEN, entre outros.
3) Políticas públicas para o Ensino de Física e formação de professores da Educação Básica.
4) Trabalhos desenvolvidos na Pós-Graduação e Programas de Iniciação Científica.
Para mais detalhes e Inscrições: https://www.even3.com.br/forum-paraibano-de-fisica/